top of page

Dinheiro ou cartão?

  • Foto do escritor: Thida Costa
    Thida Costa
  • 24 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura

Vamos avaliar o assunto?

Numa viagem ao exterior qual a melhor opção? Dinheiro em espécie, cartão de crédito ou cartão de débito?

Acredito que a melhor decisão, para diminuir os riscos, caso não queira levar os 3 é levar pelo menos 2 meios de pagamento; dinheiro e cartão de crédito ou dinheiro e cartão de débito, pensando em distribuir o valor de acordo com sua preferência, ou conforme o destino pede, pois dependendo do destino, cartões de crédito não são bem aceitos, ou tem uma taxa de juros mais alta no estabelecimento (sempre pergunte o valor da taxa cobrada, antes de consumir/pegar o produto).  

Quando você troca real pela moeda local o imposto que incide sobre a moeda estrangeira é de apenas 0,38%.


O cartão de crédito internacional e o cartão de débito tem um imposto para a compra de moeda estrangeira no plástico de 6,38%.


Porém, viajar só com dinheiro pode levar a riscos como perdê-lo, ser roubado, furtado e convenhamos que recuperá-lo pode se tornar uma tarifa quase impossível. O risco aumenta em viagens longas, quando é necessário levar quantias maiores. Se mesmo assim, você achar mais vantajoso levar a maior parte em dinheiro, tome cuidados extras, carregue na carteira/bolsa/mochila, só a quantidade que você vai usar no dia, leve um outro tanto numa doleira junto ao corpo, deixe o restante na mala com cadeado e outro tanto no cofre, ou seja, “nunca ponha os ovos no mesmo cesto”.


Se precisar comprar moeda local já no destino, evite aeroportos, pois geralmente tem um câmbio mais caro. Procure indicação no hotel o qual  irá se hospedar (muitas vezes eles trocam por um câmbio justo) ou ainda peça informação para seu guia ou receptivo local.

Se usar o cartão de crédito tenha a percepção que até a data de vencimento do cartão pode ocorrer um longo período e uma eventual alta da moeda estrangeira, o que pode fazer com que aquele produto que você comprou por um valor que achou justo, fique inflacionado. A sugestão aqui é que você leve o cartão de crédito apenas para ter uma segurança caso o dinheiro acabe antes do tempo, ou para uma emergência.

Porém, repensando (hehehe!) há algo a ser dito a favor dos cartões de crédito; é que maioria permite acumular milhas, que podem ser trocadas por diversos serviços turísticos (passagens, hotéis...) e também oferecem benefícios como seguro viagem e acessos a salas VIP em aeroportos. Então, você decide!


Já o cartão pré-pago você congela a cotação da moeda no dia em que carrega o cartão e pode tentar negociar uma cotação menor da taxa de câmbio na hora da compra. Além disso você pode controlar os seus gastos durante a viagem via extrato online e se durante a viagem você precisar de mais dinheiro, você pode recarregar fazendo um recarregamento a operadora contratada. Você também pode fazer saques em moeda local, normalmente é cobrado uma taxa pelo serviço (evite sacar várias vezes, pois a cada saque essa taxa é cobrada, o ideal é você calcular o valor que vai precisar pelo período todo, para ser cobrado uma única vez).


Há cartões disponíveis para diversas moedas do mundo e cartões multimoedas, que permitem levar várias moedas para viajar por diferentes países.

Espero ter ajudado. 


Boa viagem!

Comentários


bottom of page